terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Literatura: Matéria realmente necessária?

Estou acabando de assistir uma aula de Literatura. Ouço falar sobre Romantismo em Portugal. Todos os alunos conversam e o tempo não passa. Ouço falar muito sobre Machado de Assis, O Guarani e outras obras e autores da Literatura Brasileira e Portuguesa. Ouço também que é uma matéria bastante discutida nos vestibulares. Mas, por que essa cobrança?
A verdade a qual fomos idealizados é a que temos que estudar o passado para entender o futuro. Mas, de certa forma, em que a Literatura nos ajuda a entender o que somos agora? Em que ela está beneficiando nossas escritas? O que vejo são poemas com linguagens bastante antigas e versos os quais leio 10 ou 15 vezes para tentar entender o que quer dizer. Não que eu seja contra o conservadorismo e a cultura antiga, mas precisamos nos reciclar.
O que ocorre é que temos um sistema de educação falho e antigo. O vestibular é uma seleção onde existe um modelo padrão há muito tempo que assim como a Literatura, deve ser renovado.

2 comentários:

  1. Bem, Rafa, eu sou uma amante de Literatura, sou suspeita para falar da dita cuja.
    Acredito bastante na linha da evolução da escrita, que nos dá a base para tudo o que é produzido hoje: a literatura moderna, que vc chama de reciclagem.
    Por exemplo, na época do Trovadorismo, as cantigas de amigo eram relatos de mulheres para outras de sua confiança sobre a falta que sentiam dos homens de sua vida que partiam para o mar, logo, podemos tirar daí muitas informações do momento histórico. Além, é claro, da evolução da nossa língua. Nossa língua, por que não, do nossos colonizadores também.
    Sobre Machado, meu caro, te aconselho ler Dom Casmurro. De fato, o homem era o cara. A minha boneca do The Sims não é Capitu a toa...hehehehe :D
    Enfim, eu aprendi e sou mais feliz por saber alguma coisinha de literatura.
    Mas, cada qual com seus cada quais.
    Beijo Rafa. Tõ gostando...

    ResponderExcluir
  2. Ah, sobre Vestibular, comento depois.
    Com calma, tempo e mais ... sabedoria.
    hehehe

    ResponderExcluir